27 agosto, 2006

Por dez anos, o desemprego em Salvador mantêm-se acima de 20%


Nilton Vasconcelos*

Em geral quando procuramos informações sobre desemprego em Salvador e região, nos deparamos com dois índices diferentes, um deles apresentado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e outro, a Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED divulgada pelo Governo do Estado da Bahia, a partir de dados coletados e analisados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas - DIEESE e UFBA. Este segundo índice é mais utilizado quando se quer ter uma visão mais abrangente do mercado de trabalho, considerando também o sub-emprego e o emprego eventual, possibilitando, assim, captar variações da precariedade nas relações de trabalho. Este será, portanto, o índice no qual nos basearemos para apresentar as breves informações e análises deste texto.
O emprego/desemprego vem sendo pesquisado na Região Metropolitana de Salvador – RMS desde 1997. Em 2006, portanto, teremos uma série de dez anos de estatísticas que medem a intensidade e a qualidade do desemprego em Salvador e região. Em nenhum momento, ao longo deste período, a taxa de desemprego esteve abaixo de 20 por cento da População Economicamente Ativa (PEA), ao contrário, por oito anos consecutivos este índice registrou uma taxa acima de 25%, sendo apontado um triste recorde de 30%, em junho de 2003. Entretanto, em junho de 2006, o desemprego caiu para 23,7% da PEA. Mesmo assim, para se ter uma idéia mais precisa, este índice significou um contingente de 410 mil pessoas desempregadas. Um número extraordinário com implicações sociais profundas, visto que a assistência através do seguro desemprego é paga por poucos meses e, em geral, corresponde a valores inferiores àqueles percebidos pelo trabalhador quando estava na ativa.
Embora seja registrada, a partir de julho do ano passado, uma taxa mensal abaixo dos 25%, a RMS continua apresentando a maior taxa entre todas as capitais brasileiras pesquisadas desde 1997.
Dentro da RMS, contudo, há uma diferenciação entre os municípios. As últimas estatísticas disponíveis, relativas a junho de 2006, que apontam o desemprego total de 22,9%, indicam uma taxa de desemprego de 23,5% para Salvador, enquanto que nos demais municípios que integram a RMS, este índice é de 27,3%.

Nilton Vasconcelos é Professor do CEFET-BA

Nenhum comentário: