Três estudos importantes sobre o cooperativismo na Bahia foram produzidos entre os anos 2011 e 2013, pelos Governo da Bahia, através da SETRE/Conselho Estadual do Cooperativismo, com apoio institucional da SEPLAN/SEI - Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, da SICM/JUCEB - Junta Comercial da Bahia, e informações adicionais da Organização das Cooperativas da Bahia (OCEB) e da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia - Unicafes Bahia.
O
Catálogo das Cooperativas da Bahia preencheu uma lacuna importante sobre a publicização de informações sobre as organizações cooperativas e as suas instituições representativas. Aquela base de dados serviu para que se tivesse uma aproximação do real quadro dessas instituições no Estado.
O
Estudo do Perfil das Cooperativas, encomendado ao DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no âmbito do Observatório do Trabalho da Setre, com base nas informações da Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério
do Trabalho e Emprego (RAIS/MTE).
Por fim, a edição
Cooperativismo aborda questões teóricas e históricas, a gestão e o crédito, a articulação dom a economia solidária e apresenta estudos de caso sobre experiências baianas. Trata-se de uma publicação que contou com a participação de variados pesquisadores sobre o cooperativismo, sendo um trabalho de referência no tema.
Reproduzimos, abaixo, a íntegra das mencionadas publicações.
Cooperativismo - Edição Especial da revista Bahia Análise & Dados
Estudo sobre o perfil das cooperativas baianas
Catálogo das Cooperativas da Bahia 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário